As torcidas organizadas e as regiões metropolitanas das cidades sul-americanas: os Chancholigan´s de Luque no Paraguay.
O Sportivo Luqueño, clube de futebol da cidade de Luqye empatou nesta quarta-feira em 1 a 1 com o Independiente Santa Fé, da Colômbia, na partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana, que foi disputada na cidade de Luque, na região metropolitana de Assunção, onde também fica a sede dos Chancholigan's de Luque como são conhecidos os torcedores da hinchada do Sportivo Luqueño.
Os barra bravas do Sportivo Luqueño são conhecidos como os CHANCHOLIGAN'S (CH'S) devido a paixão e devoção dos seus torcedores ao clube, a torcida e a cidade de Luque. Os Chancholigan´s são muito populares no Paraguay assim como as organizadas do Cerro Porteño e Olimpia.
No final dos anos 80 e início dos anos 90 foi fundada a hinchada organizada do time Luqueño e a história da torcida narra que "debido a su bravura y violencia fue bautizada por el periodista Julio González Cabello como Chancholigans, debido a su similitud con los "Hooligan " ingleses. Um dos primeiros líderes dos chancholigan's era conhecido como "Mariscal" que morreu e 1991. Alguns anos após a morte de "Mariscal', Ña Perla de Gavigan se torna a primeira mulher chefe de uma barra brava, reorganizando a estrutura da barra e criando a BAYO.
Em meados da década dos anos 2000 os barra bravas das hinchadas de Chancholigan's e BAYO, comandadas na época por "Joselo" Flores e Ña Pérola de Gavigán, respectivamente, passaram a ter divergências no modo de torcer para o mesmo time e de se relacionar com o clube e todo o universo do futebol e dos meios de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário